top of page

Mulheres poderosas se encontram

Idealizado pela cantora e compositora Thabata Lorena, de Brasilia, e produzido por Ju Ataíde, produtora cultural, filosofa e educadora social de Natal, o Projeto Fazedoras- Diálogos sobre nossas potências surge para proporcionar momento de troca e fortalecimento das mulheres que estão produzindo suas potencias no mundo do trabalho. Elas começam pela UFRN, em Natal dia 16 de agosto de 2018, seguem para Recife e João Pessoa dias 21 e 23 respectivamente. Nesse piloto ousado dão a largada de onde construirão bases para o projeto nacional que pretendem executar em 2019.

Arquivo Pessoal/Juliane Ataíde

A produtora cultural Ju Ataíde me explicou que nós mulheres produzimos coisas bem feitas, com qualidade, prestamos maravilhosos serviços e queremos visibilidade das nossas ações nas cadeias produtivas econômicas. A metodologia do projeto inclui vivencia, feira e palestra, sempre na ideia de construir parceria com instituições publicas de ensino. Para Thabata é necessário falar sobre Potencia, Atividade e Fazer, sempre pesando a partir do que produzimos de melhor.


Onde está a visibilidade do nosso trabalho? Existe fomento? Existe incentivo para que a gente se fortaleça diante desse machismo tão cruel encontrado no mercado de trabalho, principalmente em funções historicamente masculinas como hold, tecnicas de audio e vídeo? O que falta para que possamos exercer plenamente nossas funções e potencias? Essas são algumas questões que serão tratadas no evento Fazedoras - Diálogos sobre nossas potências. O Projeto inicia pelo Nordeste em Natal, João Pessoa e Recife com uma metodologia dividida em vivencia, feira/mostra e palestra com duração de 6h de atividades.

Divulgação

"Chega junto você que é mulher fazedora, você que é mulher potente, você que é mulher poderosa dentro da economia, você que onde transita transforma sua realidade, nós pretendemos conseguir grandes financiadores para esse projeto para viajar pelo Brasil e até fora", convida Thabata Lorena.


As ações acontecerão em Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),no setor de aulas 2, auditório B das 14h as 21h, as inscrições podem ser feitas pelo SIGAA



Thabata Lorena


A ligação com o Nordeste vem da ancestralidade, o pertencimento. Maranhense, de Imperatriz, ela vem ganhando o Brasil, na rota dos festivais, ampliando seus diálogos com grupos, produtores, instituições e a mídia. Moradora de Ceilândia, Distrito Federal, atua na cena da música lá, e quer mais. Thabata quer falar sobre sua história, dar seu recado como mulher negra nordestina.

No palco ela traz essa multiplicidade performática agregando sua vivencia como atriz, palhaçaria, e ocupa esse lugar com energia, bom humor e posicionamento ideológico frente à realidade social brasileira. Já morou em Natal adolescência, onde começou a assumir seus cabelos "black" e a cantar rap, ela fez show no verão desse ano na cidade do sol, com sua turnê novidades ancestrais.


Ju Ataide


Dj de rua, poeta e fotógrafa Natalense, frequentadora do Beco da Lama, já fez parte da gestão da SAMBA, Sociedade dos Amigos do Beco da Lama, executou os projetos discotecagens free, nos bares de Nazaré, Zé Reieera, Primavera Verão, Bar do Pedrinho, Bardallos, Bar do Coelho, A Toca, projeto de artes visuais Vem no Sábado - Camelódromo Cidade Alta, Desfile de cabelos negros - Meu Cabelo,Minha Atitude, Bloco de DJ Carmelódromo - Concentra, mas não sai!, das festas Homenagem a cultura Popular por Gilberto Cabral, Banda Du Giba, na Capitania das Artes e Venha e Veja 50 anos de Pedro Mendes na Pinacoteca Potiguar. Ama o Centro e Ribeira onde na sua adolescência se socializava naquelas ruas belas e tão cheias de estigmas, ela se jogava com amor a Natal.


Na rota de Thabata Novidades Ancestrais no verão de 2018 se conheceram e começaram a estabelecer parcerias, em maio do mesmo ano Ju lançou seu livro Phylochip em Taguatinga, na EcoFeira do Mercado Sul, através da articulação de Thabata.


Faz parte da articulação fazedoras participar de festas e eventos na cena musical de cada cidade por onde passar. Aqui em Natal, Ju está produzindo a festa Noite Preta que será no Galpão29 dia 16 das 22h as 05h.





Caninga recente

Caningas antigas
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page