top of page

Arte em debate

Com o objetivo de apresentar um panorama da produção artística dos últimos 20 anos, a Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, em parceria com o Espaço Cultural Chão SLZ, promoverão o workshop "Arte Contemporânea Brasileira - um recorte da produção atual", que será ministrado pela artista, curadora e gestora cultural, Samantha Moreira, no período de 14 a 17 de março, das 15h às 19h, na área interna da Galeria Trapiche.


divulgação

O curso é gratuito e direcionado para artistas, estudantes, profissionais da área de cultura ou ciências humanas, interessados em artes visuais ou história da arte e maiores de 16 anos. As inscrições acontecerão na próxima segunda-feira (14), por ordem de chegada, com limite de 40 vagas nesta formação.


Além do olhar sobre o percurso da produção artística brasileira nas últimas duas décadas, o workshop também vai explorar as novas vertentes no campo das artes visuais e suas interfaces e processos multidisciplinares. "O curso vai apresentar algumas referências da produção dos anos 1980 e 1970 para a produção atual, passando por várias vertentes e também para ampliar o repertório dos participantes com esse novo formato. Os encontros são pautados em diferentes técnicas que depois se cruzam. Vamos apresentar os formatos que existem para apresentação dessa produção, como salões, editais, espaços independentes", explicou a ministrante do curso, Samantha Moreira.


Com atuação diferenciada realizada na contemporaneidade, o artista deixou de ser o profissional de estúdio, modificando o novo processo para a elaboração de projetos. "O artista sai do seu espaço de produção. Hoje, ele é articulador, gestor, curador, atua em diferentes processos, responsável pelos cursos do seu trabalho. A arte brasileira vem amadurecendo cada vez mais justamente por essa atuação do artista em diferentes campos", destacou Samantha.


Referências


A programação do curso inclui também a apresentação de imagens de obras de artistas, vídeos, projetos especiais, montagens de exposição e curadorias experimentais. Durante quatro dias, os participantes poderão debater, trocar experiências e tirar dúvidas sobre essas vertentes que compõem o cenário da arte brasileira.


O workshop integra o planejamento de atividades de formação na área das artes visuais preparado pela Galeria Trapiche para 2016. "Esta é uma das ações que vamos ampliar na Galeria alinhadas com o principal evento, que é o Salão de Artes. Em abril e maio, vamos oferecer novos cursos na área de curadoria, de mediação cultural e de fotografia. Outra atividade prevista será um curso de quadrinhos, em parceria com a equipe do Centro de Artes Japiaçu", comentou a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi.

Sobre o VI Salão


A diretora da Galeria Trapiche informou também que a abertura do VI Salão de Artes Visuais de São Luís foi adiada para o dia 31 de março. Na ocasião, serão premiados e conhecidos os seis vencedores do salão e o artista selecionado para o edital do Bolsa Residência. O VI Salão acontecerá no período de 31 de março a 27 de maio, na Galeria Trapiche Santo Ângelo. Além dos eventos, o espaço passou por revitalização da área externa, tendo sido aprimorado com iluminação e reforma da área, para ocupação de manifestações artísticas e eventos.


Palestrante


Samantha Moreira é uma das fundadoras do CHÃO (julho 2015), espaço intencional em São Luís (MA). Coordenadora e fundadora do Ateliê Aberto, em Campinas (SP), desde 1997, foi idealizadora e curadora de projetos premiados em editais públicos e de exposições no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, em Museus de Arte Contemporânea, unidades do SESC, entre outras instituições. Integra a comissão da 5ª edição do Prêmio CNI- SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas.


Como artista, participou de exposições como 32°Panorama da Arte Brasileira no MAM São Paulo, Rumos Artes Visuais 2007, Temporada de Projetos no Paço das Artes, 2002. Atua juntamente com espaços independentes parceiros como no projeto 'diagnósticos para indie.GESTÃO' e residência de espaços autônomos, como o JA.CA.

De 2005 a 2011 é responsável pela gestão de projetos voltados a Mobilidade Urbana a partir de conceitos de arte, cultura e cidadania na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas. Entre 2004 a 2008 integra o Mo'Ma AV, projeto audiovisual com apresentações em aberturas de shows de artistas como Otto, Jorge Benjor, Los Hermanos, Edgar Scandurra, Mix Hell, No Porn, entre outros.


A Galeria Trapiche fica na Avenida Vitorino Freire, s/n, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande - no Centro Histórico de São Luís.



Caninga recente

Caningas antigas
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page