top of page

Cinema potiguar à mostra

O média metragem "O vôo silenciado do Jucurutu",do diretor Paulo Laguardia, será um do filmes exibidos logo mais às 19h no Auditório do Sesc Cidade Alta.A 1ª Mostra Sesc de Cinema Potiguar exibirá 10 vídeos dos quais 8 são curta metragens e 2 são média metragens.

Segundo o diretor de fotografia do média metragem (52 minutos), Marcelo Barreto, foram 11 meses de um mergulho intenso na trajetória amorosa, de trabalho e como estudante para desvendar as facetas da jornalista e cineasta potiguar Jussara Queiroz, personagem do documentário que teve seu roteiro selecionado pela terceira edição do DOCTV, uma parceria entre o Ministério da Cultura e a TV Cultura na época de ralização do filme, em 2007.


"A gente acaba conhecendo o personagem mais do que alguém da família", confessou Marcelo.Para a realização de documentários Marcelo considera que as principais dificuldades são o orçamento e a falta de capacitação dos profissionais e admite que com o advento das novas tecnologias nunca se precisou de tão pouco para fazer tanto.

"As pessoas sentem necessidade de se comunicar e existem milhares de histórias para serem contadas, no entanto, se você gosta de fotografia vá estudar porque nessa área você precisa ser autodidata", alerta Marcelo.

Paulo Lagardia lamenta que atualmente o projeto DOCTV não exista mais."Esse projeto foi uma das poucas coisas boas que descentralizaram a produção e difusão de longa metragens que, ná época, saiu do circuito Rio e São Paulo e passou a ser nacional", disse Paulo.


"Vi que tinha um edital aberto e tinha ouvido falar da história da Jussara, falei com a irmã dela, que se interessou, e fiz um roteiro mesmo sem saber fazer e ele foi selecionado", me explicou Paulo Lagardia que queixou-se da falta de incentivos governamentais e da falta de interesse dos próprios empresários hoje em destinar parte da sua verba para a produção de bens culturais.

Para a seleção da Mostra Sesc de Cinema Potiguar Paulo Laguardia também havia inscrito seu media metragem "Cais do Sertão"."Natal tem bons documentaristas, depois do meu o DOCTV também exibiu o "Sangue de Barro" (2009), de MaryLand Brito e Fábio de Silva e "Fabião das Queimadas - Poeta da liberdade" (2013), de Buca Dantas.

Sinospse do voo silenciado de jucurutu


O documentário biográfico narra a trejetória da cineasta Jussara Queiroz, nascida no Rio Grande do Norte, na cidade de Jucurutu, que na juventude estudou cinema na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, tornando-se uma peça fundamental no movimento de militância organizado pelos alunos para evitar a extinção do curso de cinema naquela época.


Sua obra, carregada de crítica social, é apresentada no filme de Laguardia, realizado a partir do projeto DocTV do Ministério da Cultura. Professores do curso de Cinema da UFF relembram no longa-metragem a astúcia da ‘menina amaneirada’, Jussara Queiroz, nos tempos da faculdade e depois, atuando como uma profissional do cinema brasileiro até ser acometida por uma encefalite que a afastou forçosamente dos sets de filmagem. Brasil, RN, 83’, 2007.

Mostra Sesc de Cinema


O projeto pioneiro do Sistema Fecomércio, realizado através do Sesc, pretende fortalecer a produção artística potiguar, promovendo a discussão e intercâmbio entre realizadores, público, estudantes e críticos.


A Mostra percorrerá algumas unidades do RN que desenvolvem atividades do CineSesc e cidades em que o Sesc promova atividades culturais. A intenção é que se realize, também, mediante articulações, a Mostra em cidades de outros regionais do Brasil.

Selecionados:

Curtas-metragens – Abraço de Maré. Diretor: Victor Círiaco (Documentário) – Ainda não lhe fiz uma canção de amor. Diretor: Henrique Arruda (Ficção) – José Bezerra. Diretor: Pedro Medeiros (Documentário) – O Menino do Dente de Ouro. Diretor: Rodrigo Sena (Ficção) – Operação Plástica com Flávio Freitas. Diretor: Carito Cavalcanti e Joca Soares (Documentário) – Pega Leve. Diretor: Paulo Henrique Borges (Ficção) – Rap Presenta. Diretores: Wallace Yuri e Luara Schamó (Documentário) – Sêo Inácio. Diretor: Hélio Honyvon (Documentário)

Médias-metragens – Histórias Abertas. Diretor: Carito Cavalcanti (Documentário) – O voo silenciado do Jucurutu. Diretor: Paulo Laguardia (Documentário)

Serviço:

O quê? Abertura da Mostra Sesc de Cinema Potiguar. Quando? 01/12 (terça-feira) | 19h Onde? Auditório do Sesc Cidade Alta. Rua: Cel. Bezerra, 33. Exibição dos documentários: o voo silenciado do Jucurutu e José Bezerra. Evento gratuito e aberto ao público

Caninga recente

Caningas antigas
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page