top of page

Cidadania em ação

Projeto pioneiro no país, o Programa Brasileiro de Educação e Cidadania foi criado e desenvolvido em 2014, pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira, que ancorados por uma lei complementar que institui o dia 10 de setembro como o dia da Cidadania, resolveram instituir em Natal o Setembro Cidadão.O projeto pretende despertar órgãos públicos e privados para a humanização necessária à formação de cidadãos patriotas.



Simbolizado por uma flâmula verde e amarelo, de fácil aplicação e capitaneado pela cartilha “Cidadania A-Z” e seus personagens, Edu, de Educação, e Cidinha, de Cidadania o Setembro Cidadão trabalha os mais variados conceitos de cidadania, importantes ao desenvolvimento crítico e à conscientização política, principalmente para o público infantojuvenil, em processo de formação. As mascotes foram reproduzidas em tamanho natural visando à participação nas ações desenvolvidas e à interação com o público.

O projeto, apadrinhado pela senadora Fátima Bezerra, tem o objetivo de despertar o sentimento civico dos cidadãos brasileiros e dar visibilidade ao país envolvendo não apenas os alunos e suas familias mas toda a sociedade.A iniciativa recebe o apoio da empresa CEBEC, voltada para Educação e Cidadania.


O Manual Prático das Eleições mostra, numa linguagem simples e objetiva, o processo eleitoral e traz no final o Hino Nacional e uma página em branco para que seja colocado o hino do município como forma de resgatar os valores de cidadania.

O Programa Brasileiro de Educação e Cidadania trabalha com cartilhas nas escolas do ensino fundamental, com monitoramento e treinamento dos docentes de como tratar a cartilha em sala de aula.A cartilha Cidadania de A a Z, voltada para alunos do Ensino Fundamental I e II (faixa etária entre 6 e 14 anos), foi pensada para ser usada em sala de aula e pode ser trabalhada em qualquer disciplina.


A aplicação das cartilhas já foi desenvolvida nos municípios São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Galinhos e pretende atingir outros estados que queiram desenvolver a cidadania no município.A madrinha do projeto,senadora Fátima Bezerra está levando a idéia para o Congresso Nacional.

O mês de setembro é todo dedicado ao Setembro Cidadão e você pode acompanhar todas as atividades pela página do Facebook do Setembro Cidadão.


Caninga recente

Caningas antigas
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page