top of page

Vidas valiosas

Na esquina da Rua Vaz Gondim com a Rua Apodi, na Cidade Alta, uma residência simples abriga uma instituição sem fins lucrativos que há 33 anos atua em Natal, o Centro de Valorização da Vida (CVV), na cidade sob a responsabilidade do Grupo de Apoio à Vida (GRAVI).


O tamanho do imóvel é desproporcional ao número de voluntários,38, que fazem o posto estar disponível durante 24 horas prestando apoio emocional a pessoas que precisam, através de ligações telefônicas.O principal foco do CVV é a prevenção do Suicídio.


O dia 10 de setembro foi instituído, pela Organização Mundial de Saúde, como o dia internacional de Prevenção ao Suicídio.Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabu/preconceito ainda é a maior barreira à prevenção.


Segundo dados do ano passado, da Organização Mundial de Saúde, a cada ano mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, o mesmo que uma morte a cada 40 segundos, número que pode dobrar até 2020.


Ainda segundo esses dados na faixa etária entre 15 e 29 anos, o suicídio é a segunda causa de morte e 75% dos casos de suicídio no mundo ocorrem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.


Evidências em diversos países do mundo indicam que limitar o acesso aos meios mais comuns de suicídio (pesticidas e armas de fogo, por exemplo), pode prevenir o suicídio. Para cada suicídio há, em média, 5 ou 6 pessoas próximas ao falecido que sofrem consequências emocionais, sociais e econômicas, 1,4% do ônus global ocasionado por doenças no ano 2002 foi devido a tentativas de suicídio, e estima-se que chegará a 2,4% em 2020.


Segundo a OMS (2014), o tabu/preconceito ainda é a maior barreira à prevenção, que poderia ser feita com:Redução ao acesso de meios de prática de suicídio (como pesticidas, armas de fogo e alguns medicamentos);Reportagens da imprensa de forma responsável (falar sobre a problemática em si e não focar em detalhes de casos isoladamente);Políticas de consumo de álcool;Identificação precoce com tratamento e cuidados de pessoa com transtornos mentais e uso de substâncias químicas;Treinamento de pessoas não especializadas em saúde sobre o comportamento suicida;Acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio e oferecer apoio à comunidade.

O Brasil é o 8º país em números absolutos de suicídio no mundo.No Brasil, casos equivalem a uma ocorrência a cada 45 minutos (32,2 ao dia).A taxa subiu de 5,3 para 100.000 habitantes no ano de 2000 para 5,8 em 2012 – aumento de 10,4%.

Depressão

Estima-se que cerca de 17 milhões de pessoas têm depressão no Brasil (15,6% da população brasileira) e 121 milhões de pessoas no mundo. Ainda assim, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 75% não recebem tratamento.A Organização Mundial de Saúde estima que, em 2020, adepressão será a segunda maior causa de incapacidade em todo o mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares.

Quanto mais precoce o tratamento, mais rápida a remissão e menor a chance de cronificação.Entre os gravemente deprimidos, 15% se suicidam.A depressão foi classificada, de acordo com o The Global Burden of Disease Study, como a quarta maior causa de incapacidade em todo o mundo em 2000, e a estimativa é de que a doença ocupe o segundo lugar no ranking em 2020.


A depressão é uma doença sub-diagnosticada e confundida com outros problemas, por isso é importante conscientizar a população sobre a depressão e aumentar o nível de conhecimento sobre a doença. Além do fato de que a depressão ainda é cercada por tabus e preconceitos, o que dificulta ainda mais que pessoas deprimidas assumam o problema e procurem ajuda.

Frases de alerta: o “Eu preferia estar morto”. o “Eu não posso fazer nada”. o “Eu não aguento mais”. o “Eu sou um perdedor e um peso pros outros”. o “Os outros vão ser mais felizes sem mim”.

Álcool

Cerca de 11,2% da população brasileira é dependente de álcool. O número de pessoas que faz uso nocivo do álcool mas não atinge um padrão de dependência é ainda maior.

CVV

Fundado em 1962 o Centro de Valorização da Vida é uma das ongs mais antigas do país (50 anos).Com 70 postos de atendimento em 18 estados brasileiros mais o distrito federal o CVV dispõe atendimento 24 horas por dia, 365 dias por ano. Primeiro serviço do gênero a prestar atendimento via chat no mundo o CVV realiza mais de 1 milhão de atendimentos telefônicos por ano através de mais de 2.200 voluntários.


Associado ao Befrienders Worldwide (organização que congrega serviços congêneres no mundo), em 2004 e 2005 o CVV fez parte do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para definição da Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio.


Setembro amarelo


O dia 10 de setembro foi instituído, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pelo IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

No Brasil, uma das instituições que está trabalhando pela causa neste ano é o CVV. Os 70 endereços do CVV em todo o país vão colocar uma faixa amarela na sua fachada, e seus voluntários buscam o apoio de municípios, estados e da federação para iluminar ou identificar monumentos e prédios públicos durante todo o mês de setembro.


Como ajudar


Para colaborar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover motoata (passeio de motos) com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população. Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para a fanpage do CVV poderão ver o material compartilhado no Facebook. Algumas dessas fotos serão enviados ao IASP que vai reunir as principais ações ao redor do mundo.


Referências


Caninga recente

Caningas antigas
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page