top of page

Ritmo e poesia no Goiamum

O curta metragem [RAP]resente! de Luara Schamó e Wallace Yuri será exibido hoje às 22h na oitava edição do Goiamum Audiovisual que vem acontecendo desde ontem na Pinacoteca do Estado, na Cidade Alta.De acordo com uma das produtoras do filme, a comunicadora Luara Schamó, é sempre uma honra e uma alegria ter um filme selecionado por um festival de grande respeito.

"Fizemos o filme com outra intenção, registrar um momento e uma cena, mas como documentaristas não conseguimos fugir dessa linguagem. Sempre amei filmes com conteúdo musical e espero que esse seja só o primeiro, o HipHop é um universo e uma linguagem fez parte da minha estrada e é um movimento que te abraça. Espero que isso possa ser sentido dentro da sala de exibição por todos", disse Luara.

De acordo com o outro realizador do curta Wallace Yuri esse registro partiu de uma imersão que em principio era pra registrar um evento, um convite do produtor cultural Marcelo Veni "que por sinal tem um trabalho voltado por expressão cultural da cidade que seja mais popular e que esteja presente na periferia", pontuou Wallace.


"Nosso registro era para fazer dois eventos, um de funk e outro de rap, ambos no ano passado, Registramos os eventos em um final de semana, um no sábado e um no domingo. Chegamos "verdes" para o registro, sem muita ideia pra roteiro ou coisa do tipo, porém, foi um processo de ação bem organico e compartilhado", explicou Wallace.


O curta metragem foi exibido em março desse ano na Capitania das Artes durante a Graffiti Expo Natal, na ocasião aconteceu uma apresentação musical dos grupos de RAP potiguar Caboclas MC e banda Time de Patrão (ver vídeo).

"O hip hop não era um gênero musical que eu escutava constantemente, acredito pelo menos pra mim abriu a visão para alguns conceitos que ficavam no esteriótipo, conhecemos uma galera que faz com raça e faz gostando com fervor, e ama aquilo.Na montagem foi onde o filme aconteceu, uma coisa que era pra ser de 5 min ou 6 tornou-se de 15. Tentando sempre dar um tom poético tanto nas imagens quanto no texto, formando uma narrativa agradável e intensa!" (Wallace Yuri)


"Acho também que a nossa imersão, pelo menos pra mim, vai de encontro ao que me proponho como realizador que é entender mais os ciclos sociais e o contexto que os rodeiam, gosto de um cinema social/político e de entrega!" (Wallace Yuri)


Goiamum Audiovisual

Idealizado em 2007 o Goiamum Audiovisual pretende contribuir com o desenvolvimento das atividades audiovisuais no Estado do Rio Grande do Norte. Planejado desde suas primeiras edições a partir da ação integrada de diferentes entidades e produtores independentes, tem no fortalecimento da prática cinematográfica seu eixo central.


Ao longo das sete edições foram realizadas 38 oficinas, 26 encontros e palestras; além de 800 filmes exibidos em mais de 46 mostras, dentre as quais seis competitivas (4 nacionais e 2 potiguares) e 8 itinerantes, de circulação por regiões da cidade do Natal.


Para a oitava edição, o Goiamum Audiovisual renovou a parceria com a Mangue Filmes e mobilizou novas parcerias dentre as quais faz parte a ZamAudio Pro, que fará todo o desenho de som de um novo curta a ser realizado pela vencedor do Programa Potiguar, e a produtora DOT (SP) que fará a finalização em DCP para o vencedor do Curta Goiamum.

Caninga recente

Caningas antigas
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page