top of page

Samba vivo potiguar



Formado pelos potiguares Renan Araujo, Carlos Britto, Binho do Reco, Jorge, Robson Lopes e Rafael Tavares, que nasceu no Rio de Janeiro mas mora em Natal desde criança.Com a ajuda de dois sambistas e ex integrantes do grupo, Marcos Souto e Vinicius Assunção o Grupo Arquivo Vivo conseguiu fazer essa festa do samba já consolidada em natal a “Quinta Viva do Samba”.


A idéia era resgatar as rodas de samba tradicionais do Rio de Janeiro com uma grande mesa no centro,músicos tocando seus instrumentos, e o público ao redor, cantando os grandes nomes do gênero como: Cartola, Carlos Cachaça, Noel Rosa, João Nogueira, Paulo Cesar Pinheiro, Batatinha, Paulinho da Viola, Wilson Batista entre outro mestres...


O lugar escolhido para iniciar o projeto em 2009 foi o Bar da Nazaré, nas adjacências do Beco da Lama, no Centro da Cidade.Tradicionalmente, o Bar funcionava durante o dia, e no início, poucas pessoas prestigiavam o evento. Já com seis meses de rodas de samba semanais, sempre às quintas-feiras, poucas pessoas frequentavam a Quinta Viva. Era uma média de 50 pessoas por noite.


Depois de 3 anos fazendo a Quinta Viva do Samba, chegamos a receber uma média de 300 pessoas por quinta-feira. Neste período, compareceram à Quinta Viva, grandes nomes do samba, como Jorge Simas, que foi o violonista 7 cordas de João Nogueira; Aluisio Machado, compositor da Velha Guarda do Império Serrano; Gabriel Cavalcante e Moyséis Marques.


"No fundo, todos tinham esperança. Um espaço com entrada gratuita, ao ar livre, com boa música, não poderia dar errado.Como a ideia do projeto sempre foi de fazer uma roda de samba gratuita, em espaço aberto ao público, nunca recebemos cachê, é passado um chapéu e os freqüentadores ajudam com o que podem", me explicou por e-mail o integrante do grupo Renan Araújo.


Depois de 3 anos, a Quinta Viva do Samba mudou de local, sendo transferida para a Praça André de Albuquerque, também no Centro da Cidade, onde a Quinta Viva acontece desde outubro de 2012.


Já recebemos pessoas de vários lugares do mundo, como Canadá , Estados Unidos, Suíça. Semanalmente, artistas potiguares fazem participação na Quinta Viva. Já passaram por lá: Camila Masiso, Dodora Cardoso, Isaque Galvão, Kristal, Rodolfo Amaral, além de várias bandas do gênero.

Caninga recente

Caningas antigas
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page